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Como receber um documento

A assinatura digital é uma solução inovadora que reduz significativamente os custos operacionais ao eliminar a necessidade de impressões, transporte e armazenamento físico de documentos. Além da economia financeira, ela também aumenta a eficiência dos processos, permitindo a assinatura e validação de documentos de forma instantânea e segura, sem a burocracia dos métodos tradicionais. Isso agiliza fluxos de trabalho, melhora a rastreabilidade e garante a autenticidade das informações, tornando-se uma alternativa indispensável para empresas e órgãos públicos que buscam modernização e segurança.

Recebendo um Documento

Receber um documento no Fichário Eletrônico pode ser um processo um pouco custoso, mas que é explicado detalhadamente no tutorial a seguir:

1. Quando um local é notificado, o sino exibe uma alerta assim como mostra a imagem, para iniciar o processo de recebimento de um documento, click no sino;

2. Documentos que já foram recebidos exibem o ícone do olho, nesse caso click nas notificações que não exibem esse ícone;

3. Selecione o certificado digital, caso você não tenha nenhum certificado emitido por uma Instituição Certificadora, selecione a opção Certificado auto assinado;

4. Insira a senha de login do Fichário Eletrônico;

5. Click no ícone da imagem para copiar o HTML do documento;

6. A assinatura será feita através da ferramenta Fichário Assinador, que pode ser baixado através do botão apontado;

7. O Fichário Assinador será baixado, dependendo do navegador ele pode aparecer na parte de baixo, click sobre o mesmo para que ele seja aberto;

8. Uma nova guia com o nome Fichário Assinador será aberta, click na mesma para prosseguir para a próxima tela.

9. Click no botão Colar e renderizar documento, o mesmo será exibido mais abaixo;

10. Selecione o Certificado Digital, caso você não tenha venha até a secretaria para que seja expedido, caso já tenha realizado a expedição, ele poderá ser encontrado no mesmo e-mail que você faz login no Fichário Eletrônico;

11. Insira a senha do Certificado Digital;

12. Click no botão Assinar e copiar assinatura;

13. Por último volte para o Fichário Eletrônico;

Nesse ponto nós temos a Assinatura Digital do documento copiada para a área de transferência, vamos dar prosseguimento ao processo.

14. Click no botão apontado na imagem para colar a Assinatura Digital;

15. Por último click em Receber, para finalizar o processo.

Pronto, temos o documento devidamente recebido e com validade jurídica de nível avançado segundo a regulação vigente.


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